segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Dia 2 de Fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Aproveitámos então esta data comemorativa para chamar a atenção, na nossa escola, para a problemática da devastação das florestas húmidas, nomeadamente da Amazónia.

Foi através de cartazes, painéis e diálogo que desenvolvemos esta actividade no hall de entrada da nossa escola.



Publicamos também no nosso blog algumas frases que nos levam a reflectir:
  1. A Amazónia estende-se por uma área de 6000000 km2 sendo a maior floresta tropical do mundo.
  2. A bacia do Amazonas produz cerca de 20% do oxigénio do planeta, gera muita da sua chuva e aloja milhares de espécies.
  3. Os benefécios proporcionados pela amazónia têm um valor incalculável: ao reter e absorver o dióxido de carbono, a floresta abranda o aquecimento global e limpa a atmosfera.
  4. é, no entanto, "muito mais rentável abatê-la para criar áreas de pasto e de produção agrícola do que mantê-la de pé".
  5. Entre Agosto de 2000 e Agosto de 2005, a área total de desflorestação na Amazónia foi equivalente a metade da superfície do Estado de S.Paulo.
  6. Em 1995 a floresta perdeu mais de 29 mil km2 (uma Bélgica).
  7. A Amazónia perdeu 26.130km2 de floresta entre 2003 e 2004.
  8. A este ritmo, a cobertura florestal na Amazónia deve perder 2,1 milhões km2 até 2050- uma área maior de o México.
  9. Devido à desforestação, a temperatura da Amazónia poderá aumentar, até 2100, entre 3 e 8 graus celsius.
  10. Os níveis dos rios podem ter quedas importantes e a secura do ar pode aumentar o risco de incêndios.

Causas da devastação...?

  1. Contradição entre duas opções do Governo: crescimento económico ou preservação ambiental. O governo optou pelo crescimento económico, pelas frentes que exportam grãos e carnes e que trazem dólares.
  2. A soja e o gado exigem grandes dimensões de terra que são conquistadas pelo desmatamento.
  3. Os adubos utilizados no cultivo da soja libertam toxinas na água, provocando a morte dos peixes, a base da alimentação dos povos amazónicos .
  4. As estradas representam uma distância superior a 169 mil km e foram ilegalmente abertas por madeireiros que pretendiam acesso ao mogno e a outras madeiras duras para o merado exportador.
  5. Expulsos de suas terras, os índios estão sendo feridos e mesmo mortos à bala.

Defender o envolvimento da Amazónia requer, então, a busca da reconciliação com a natureza e com os seus povos: parar a desflorestação que fere a Terra e os seus filhos e assegurar o futuro dos povos indígenas garantindo-lhes as terras que tradicionalmente ocupam.

Trata-se de um problema mais do que ambiental, mas também social. Pois afinal, o bem estar do ambiente sempre compromete o bem-estar de uma sociedade e vice-versa.

Sem comentários:

Enviar um comentário